terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Como apresentar um trabalho de Design


Semana passada fui contratado para elaborar a Identidade Visual de uma nova Agência de Publicidade que um amigo meu lá do Ceará está montando, a Asgard - Ideias Criativas. E enquanto estava elaborando e desenvolvendo idéias, senti que precisava criar uma forma de apresentar o trabalho para o cliente, não só pelo fato de que o meu escritório é aqui em Florianópolis e o cliente é lá do Ceará, mas sim porque a apresentação tem uma importância muito grande no relacionamento designer x cliente, por isso não pode ser algo feito "na coxa".

Pode parecer que o que estou falando é algo que todos já sabem, mas não é. Cansei de ver por aí os ditos "profissionais" apresentarem os seus projetos das maneiras mais bizarras possíveis, apresentações que assustam o cliente e fazem ele pensar duas vezes antes de contratar um designer. Dependendo de como o profissional fizer a sua apresentação, o cliente pode pensar "pô, isso até eu faço em casa, não tem porque pagar o que ele está cobrando". O profissional de design deve conquistar o cliente na apresentação do projeto e se ele conseguir isso, pode ter certeza que será chamado para muitos outros projetos que o cliente tenha, além dele indicar o profissional sempre que puder.

Outra coisa que é de extrema importância, o profissional não pode dar ao cliente muitas opções, pois na maioria das vezes ele não sabe o que quer, e se ver muitas opções, geralmente vai querer um pouco de cada opção, dando um trabalho do cão para o profissional fazer uma nova opção que parecerá uma colcha de retalhos. Ele deve lembrar também de sempre mostrar o PORQUE de cada elemento gráfico do projeto e ter certeza de que o cliente entendeu a mensagem que o designer quis passar.

Acho que era isso o que eu tinha para falar sobre o assunto, vamos ao que interessa então. Aqui você pode olhar um exemplo de apresentação que eu fiz para a Asgard, e aqui um outro exemplo de apresentação, que fiz dois anos atrás para outro cliente.

4 comentários:

Anônimo disse...

em dois anos você ja fez uma apresentação muito melhor.
Parabéns
JB

Anônimo disse...

Primeiro tu devia ter falado, que "Asgard" eh um nome legal para um estúdio de tatuagens dinamarquês. hehe

Unknown disse...

qual programa você usa ???
eu pretendo ainda ser um designer uso photoshop cs5 ja fiz um logo para uma padaria msm nao tendo certificado nenhum. Te admiro cara seus trabalhos são muito bons

Saulo Prata disse...

Muito bom.
A apresentação da Asgard ficou excelente.
Parabéns pelo seu trabalho.