segunda-feira, 14 de julho de 2008

DICAS – Banco de Imagens


O Blog Designmania completou no mês passado um ano de existência, e em setembro estaria completando um ano sem publicação... Pois é que vergonha, eu admito, mas para corrigir este erro, segue aqui uma nova atualização e a promessa de mais atualizações durante o ano.
Para comemorar o retorno das atualizações, vai uma dica bem legal (pelo menos eu acho bem legal ;) ) que é os famosos banco de imagens.

Muitas vezes o designer está com um projeto onde ele precisa usar uma imagem ou fotografia, como no caso de um folder, por exemplo. Ele então tem três saídas:

1) Tirar ele mesmo a foto;
2) Contratar um fotógrafo profissional;
3) Usar um banco de imagens.

É nessa hora que você me pergunta: “Mas Walter, quais são as vantagens e desvantagens de cada uma destas opções?”

Na primeira opção, obviamente você economiza $$, obviamente você estaria embutindo no orçamento do projeto o valor das fotos, mas não seria tão caro quanto um fotógrafo profissional. A desvantagem é que fotografia não é algo fácil de se fazer (não confunda aqui fotografia amadora, aquela que você tira no final de semana durante os churrascos de família, com fotografia profissional), para conseguir fotos boas você precisaria de tempo e paciência para obter o resultado, além de ter de fazer depois todo o tratamento.

Já na segunda opção, você tem como vantagem o fato de não precisar dedicar o seu tempo para as fotos e o tratamento na foto que será necessário é mínimo. Em compensação, o preço de um fotógrafo profissional não é barato não.

O Banco de imagens funciona que nem o fotógrafo profissional, pois economiza tempo e ainda por cima a maioria das fotos já vêm com um tratamento feito, sendo necessário somente um ou outro tratamento para se adequar ao projeto desenvolvido. No banco de imagem você tem duas formas de adquirir as imagens necessárias, a primeira é comprando a imagem avulsa pelo próprio catálogo do banco de imagens, a outra forma é comprando o cd com várias fotos (por tema ou temas variados). A vantagem do banco de imagem é que uma vez comprada a imagem, você pode usá-la a vontade. Um banco de imagem muito bom é o KEYSTONE.

Mas o que poucos sabem é que existem bancos de imagens gratuitos, isso mesmo, você não paga nada pela imagem. Alguns sites de banco de imagens pedem somente que você dê os créditos da foto ou imagem utilizada, outros nem isso. A vantagem que tem aí além da economia de tempo é a economia de $$, o que é muito importante para alguns designers. Muitas vezes não tem como embutir no projeto o valor pela imagem e mesmo assim o uso de uma imagem é extremamente necessário, é nessas horas que o designer pode usar o banco gratuito de imagens para salvar a sua pele. Um bom banco de imagens (e que eu uso com freqüência) é o STOCK.XCHNG, onde tem fotos gratuitas e de boa qualidade para profissionais usarem em seus projetos.

O banco de imagem gratuito é uma boa alternativa para o profissional que não tem como pagar pelo uso de uma ou mais imagens, mas esta é uma alternativa que deve ser usada somente em casos assim, afinal assim como o profissional de design gosta de receber pelo seu trabalho, o fotógrafo também gosta ;).

7 comentários:

Pedro disse...

tava na hora, né? isso aqui tava bem paradão
vou fuçar esses sites depois pra ver se acho imagens bacanas prum projeto aí
abçs

Gabi disse...

Tá muito legal o blog. Eu uso banco de imagens nos meus trabalhos, bem mais prático hehe
bjo

Grá Esteves disse...

Ei Waltão... legal teu blog! Que bom que vc voltou a postar! Bjs com saudades.

Marcelo disse...

Parabéns Sócio
Voltou em grande estilo e sendo útil para a comunidade. Pensando como anda a sociedade hoje em dia, que a gente logo vai pagar para respirar, informar a gratuidade no acesso às boas informações é importante.

... disse...

Banco de Imagens, legal.
Banco de Imagens gratuito, lixo.

Não questiono a qualidade das fotos, mas acho que todo trabalho feito deve ter um retorno financeiro. se eu procurar acho designers que não são ruins que farão o trabalho de graça. Isso acaba com o merdado de designers. Assim também o o banco de imagens gratuito.

Mas fostei bastante do post. Parabéns!

Abraços!

fenix disse...

oi, tem também um Banco de Imagens só de paisagens brasileiras o www.mundoimagem.com.br

abraços

Anônimo disse...

Pois é... os bancos de imagem gratuitos são ótimos... não fosse o risco do anunciante se deparar no mesmo dia da publicação do seu anúncio com outro contendo uma foto igualzinha a sua como aconteceu hoje em Fortaleza/CE. Em pleno Dia dos Pais, a Saga, concessionária Volkswagen e o Antares, colégio particular da cidade, sairam com anúncios de foto idêntica. Muito esquisito!!! Tira a originalidade da peça e ainda faz você pensar qual dos dois usou a frase melhor para a imagem. Fica a sensação de nota 0 em criatividade para ambos os anunciantes.