quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O que é Marca?

Comemorando o marco de exato um mês sem publicação, resolvi fazer uma breve atualização tentando mostrar o significado do termo marca. Muitos acreditam que marca é a simples representação visual ou representação gráfica de determinada empresa ou produto. Afirmar isso é errado, visto que marca compreende muito mais do que a representação gráfica de algo, para essa representação, dá-se outro nome, identidade visual.

Então para entender melhor o que é cada um, vou tentar definir (com alguma ajuda bibliográfica, é claro) o que significa realmente cada um destes termos e outros que vão aparecer.

Uma identidade visual é a representação gráfica do nome de um produto, empresa ou serviço. Essa representação pode ser aplicada na forma de um desenho (como a concha da Shell), de um logotipo (como no caso da Coca-Cola) ou da junção dos dois (como por exemplo a identidade da Petrobrás) e deve funcionar em uma série de aplicações como papelaria, cartazes, folhetos, embalagens, etc.

Muitos confundem uma identidade visual também como sendo logomarca. Este é um termo errado que acaba sendo muito utilizado por profissionais da área como forma de explicar melhor para os mais leigos o que seria uma identidade visual, mais especificamente como sendo uma identidade visual que possui um símbolo e um logotipo.

Mas Walter, se isso tudo que eu aprendi durante a minha vida toda não é marca, o que diabos é uma marca???

Vou colar aqui embaixo uma definição retirada do livro Branding - Um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas:

"Podemos dizer que é a união de atributos tangíveis e intangíveis,
simbolizados num logotipo, gerenciados de forma
adequada e que
criam influência e geram valor. Trata-se de um sistema integrado
que promete e entrega soluções desejadas
pelas pessoas."

Ou seja, a marca é mais que a sua representação gráfica, ela abrange toda informação (seja ela visual ou não) que o seu usuário vai receber, como uma boa forma de atendimento, um bom projeto de cunho social, ecológico, ou outro, conceitos que vão atingir o emocional do consumidor. Ou como diz o meu professor, uma boa marca hoje em dia não é aquela que só identifica o produto, mas sim aquela que emociona.

Referências Bibliográficas:

ADG. Glossário de Termos e Verbetes utilizados em Design Gráfico. São Paulo: ADG, 1999

MARTINS, João Roberto. Branding. Um Manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Global Brands, 2006.

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