sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

DICAS - Como NÃO criar uma Identidade Visual

No meio profissional do design, existe uma frase que é muito usada com tom jocoso que é "No mundo, nada se cria, tudo se copia", que é uma clara paródia da velha máxima dita por Lavoisier que diz "na natureza, nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma".

Infelizmente muitos "profissionais" de design levam esta frase a sério e (acredito que) em um momento de falta de criatividade, decidem (sem eufemismo nenhum) utilizar-se das idéias de outras pessoas e "criar" uma identidade visual igual a uma já existente.

Aqui vai um exemplo do que eu acabei de falar:

Abaixo vocês podem ver a foto de um Shopping aqui de Florianópolis, o Floripa Shopping. Reparem na logo do shopping e vejam se ela lembra alguma outra coisa.


Não lembrou de nada? Talvez ajude se tiver uma imagem maior da logo...

Agora olhe a imagem abaixo, quem sabe você se lembra.

Pois é, esta imagem acima é da logo do video-game Nintendo 64, de uma empresa mundialmente conhecida e que na época do seu lançamento, mesmo quem não tinha, conhecia o que era um nintendo 64 (:P), afinal se alguém não tinha, provavelmente o seu vizinho teria...

Se você for perceber, não fizeram questão nem de mudar "muito" as cores na hora de "criar" a logo do shopping. Uma vez resolvi entrar em contato com a empresa que criou esta logo para o shopping e perguntei como tinha sido criada a marca, de onde surgiu a idéia e se tinham um manual de identidade visual para fazer as diversas aplicações da marca nas diversas mídias. A empresa que criou, uma grande agência de publicidade daqui da região, não sabia explicar como foi criada a marca e afirmaram que não possuiam um manual para a marca. Esta agência também afirmou que não era mais ela a responsável pela marca do shopping, pois a conta tinha sido passada para outra agência que "refez" a marca (mudaram a perspectiva da letra, que antes era a mesma da logo do Nintendo 64 para esta perspectiva atual E mudaram o nome de Florianópolis Shopping para Floripa Shopping). Entrei em contato com esta segunda agência (outra grande agência da região) e eles não me responderam.

Pesquisando ainda mais, descobri outra "fonte de inspiração" da marca. Alguém aí se lembra de uma banda dos anos 80 chamada de Foreigner? Banda de clássicos como "I want to know what love is".

Acredito que não preciso falar muito mais sobre como não criar uma identidade visual, os exemplos falam por si só. Aos meus fiéis leitores, deixo este espaço aberto para discussão do assunto e até mesmo sugestões de outros exemplos como este para discutirmos e mostrarmos para todos.

Quem tiver algum outro exemplo, pode mandar diretamente para o meu e-mail ou em comentários no blog.

Gostaria também de salientar que este é um blog democrático e está sempre aberto a um direito de resposta pela parte citada no assunto do blog.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DICAS - Quanto cobrar por um serviço de Design [2]

Esta semana eu fui dar uma olhada nos comentários dos meus posts antigos e vi que tinha muitos comentários "novos" no post sobre quanto cobrar pelo serviço de design. A grande maioria pedindo para eu enviar a tabela de honorários da ADG novamente porque o servidor onde ela estava não está mais funcionando.


Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas para o pessoal que me pediu por ela a muito tempo atrás, mas eu realmente não tinha visto. Agora que eu vi, vou corrigir o meu erro disponibilizando a tabela em um novo servidor (e eu espero que desta vez ele não saia do ar ;)). Quem quiser novamente a tabela, basta clicar aqui e fazer o download da mesma.

Aproveito o post para lembrar também que esta tabela é apenas para ser usada como uma base de preços e não necessariamente ser seguida a risca, pois o mercado muda de região para região e o designer deve saber quando alterar os preços de cliente para cliente.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Como apresentar um trabalho de Design


Semana passada fui contratado para elaborar a Identidade Visual de uma nova Agência de Publicidade que um amigo meu lá do Ceará está montando, a Asgard - Ideias Criativas. E enquanto estava elaborando e desenvolvendo idéias, senti que precisava criar uma forma de apresentar o trabalho para o cliente, não só pelo fato de que o meu escritório é aqui em Florianópolis e o cliente é lá do Ceará, mas sim porque a apresentação tem uma importância muito grande no relacionamento designer x cliente, por isso não pode ser algo feito "na coxa".

Pode parecer que o que estou falando é algo que todos já sabem, mas não é. Cansei de ver por aí os ditos "profissionais" apresentarem os seus projetos das maneiras mais bizarras possíveis, apresentações que assustam o cliente e fazem ele pensar duas vezes antes de contratar um designer. Dependendo de como o profissional fizer a sua apresentação, o cliente pode pensar "pô, isso até eu faço em casa, não tem porque pagar o que ele está cobrando". O profissional de design deve conquistar o cliente na apresentação do projeto e se ele conseguir isso, pode ter certeza que será chamado para muitos outros projetos que o cliente tenha, além dele indicar o profissional sempre que puder.

Outra coisa que é de extrema importância, o profissional não pode dar ao cliente muitas opções, pois na maioria das vezes ele não sabe o que quer, e se ver muitas opções, geralmente vai querer um pouco de cada opção, dando um trabalho do cão para o profissional fazer uma nova opção que parecerá uma colcha de retalhos. Ele deve lembrar também de sempre mostrar o PORQUE de cada elemento gráfico do projeto e ter certeza de que o cliente entendeu a mensagem que o designer quis passar.

Acho que era isso o que eu tinha para falar sobre o assunto, vamos ao que interessa então. Aqui você pode olhar um exemplo de apresentação que eu fiz para a Asgard, e aqui um outro exemplo de apresentação, que fiz dois anos atrás para outro cliente.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

DICAS - A Cabeça de Steve Jobs

Depois de meses sem atualizar, finalmente uma nova atualização, desta vez com a dica de um livro super interessante, A Cabeça de Steve Jobs, da editora Agir. O livro é uma biografia sobre Steve Jobs, o controverso CEO da Apple, que com atitudes ditas radicais, tirou a Apple da inevitável falência e a tornou uma das marcas mais importantes da atualidade.

O autor do livro é Leander Kahney, que é o editor da revista eletrônica 
Wired.com e principal colaborador do blog Cult of Mac (www.cultofmac.com).

O livro mostra a história de Steve mostrando seu método de trabalho dentro e fora da Apple. Para os designers o livro é muito interessante porque ele dedica um capítulo inteiro mostrando a importância que Jobs dá ao design para os seus produtos, indo desde a embalagem até o produto final, cuidando de todos os detalhes, para que os usuários dos seus produtos tenham toda uma experiência desde o momento em que abre a embalagem até o momento em que começa a usar os produtos da Apple, tornando-os produtos tão adorados pelos seus usuários.

Para terem idéia da importância do design dentro da apple, selecionei dois pequenos vídeos que mostram a importância do mesmo para a empresa. O primeiro vídeo mostra Jonathan Ive, um dos principais designers da Apple, falando sobre o processo de criação do macbook air, enquanto o segundo vídeo é uma paródia feita pela Microsoft mostrando como seria a embalagem do iPod se este fosse feito pela Microsoft ao invés da Apple.






O Livro está a venda pelo site da Saraiva, para adquirí-lo, basta clicar aqui
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